quarta-feira, 27 de maio de 2015

Editorial: Evento UFC - Identidade do Profissional de Secretariado Executivo.

Ontem, 26/05/2015,  foi realizado mais um evento em comemoração aos 20 anos do curso de Secretariado Executivo da UFC. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Finanças  e Secretariado Executivo - FEAAC e contou com a presença da Profa. Dra. Débora Zuin, da Universidade Federal de Viçosa - MG. 
O tema abordado foi relativo à identidade do Profissional de Secretariado Executivo, onde a profa. Débora relatou suas pesquisas com profissionais do Reino Unido e fez um comparativo das atividades realizadas pelos profissionais daquela localidade e as atividades desenvolvidas pelos Secretários brasileiros. A professora também apresentou alguns termos e referências utilizados desde o surgimento da profissão até os dias atuais, mesclando com os resultados de suas pesquisas no exterior. 

Após a palestra, foi aberto o momento de perguntas e deu-se início à um debate muito interessante sobre a visão corporativa do profissional de Secretariado e a visão que o próprio profissional projeta de si. A Profa. Débora enfatizou que é muito importante que cada profissional tenha consciência do profissional que é, de suas qualificações, do seu valor e do bom trabalho que desempenha dentro da empresa, pois é ele quem vai desmistificar a visão atual que existe acerca do profissional e trazer a valorização da classe dentro da empresa. 
A identidade secretarial, segundo ela, ainda está em desenvolvimento. Ainda são necessárias pesquisas científicas sobre esse tema e levar mais informações do papel que o secretário desempenha na organização. Segundo ela, no exterior as atividades atribuídas ao profissional de Secretariado são realizadas por profissionais denominados "Assistentes Administrativos", pois lá não existe essa profissão, somente uma "ocupação" com essa nomenclatura. Porém, os desafios enfrentados são os mesmos, as lutas e dificuldades também são bastante semelhantes com as nossas aqui no Brasil. 
O recado que ela deixou para os estudantes do curso é "que os preconceitos e desafios relativos à classe devem ser enfrentados e nosso valor deve ser mostrado através do nosso trabalho. Somos capazes de mudar a realidade nas empresas onde ainda existe desinformação sobre nossa classe."
Foi um momento muito bom, proveitoso e ainda virão outros eventos, pois as comemorações continuam. 

A Autora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário