terça-feira, 12 de abril de 2016

Editorial: Em tempos de crise a palavra de ordem é a reinvenção.

Quando estamos em uma mesma empresa por muito tempo não percebemos que os processos e rotinas se atualizam e que é necessário se reinventar e buscar uma forma de melhorar a execução das tarefas, até por uma questão de motivação e atualização profissional. Ainda mais quando estamos vivendo um momento de crise política e financeira, onde os fatores externos ao nosso ambiente de trabalho acabam nos afetando direta ou indiretamente.
Não obstante, também nos vemos num cenário de corte de custos e, apesar de saber que nossa função é indispensável na empresa, não podemos ficar estagnados em nossas rotinas diárias, precisamos estar sempre valorizando nossa função e agregando valor e importância para nosso executivo e para a empresa como um todo. 
O texto abaixo vem nos mostrar algumas ideias para refletir sobre como nos manter atentos à esses sinais e dicas de como se reinventar e se atualizar profissionalmente: 

"A criação de valor não é de muita utilidade para um negócio a menos que este possa absorver uma parte significativa disso como lucro. O mesmo é verdade para você como indivíduo. Para prosperar na carreira é preciso conquistar ambos os lados do conceito, como se fosse uma empresa. Crie valor concentrando-se na sua contribuição diferenciada e no que é feito para manter essa vantagem.


Qual é a sua vantagem competitiva?

Desenvolver um conhecimento diferenciado é crítico, mas também é preciso se certificar de que de alguma forma ele é notado. O que significa que se deve gravitar em torno de áreas do negócio ou líderes que precisam de suas habilidades.
Em particular, é necessário identificar os benefícios percebidos pelo chefe direto. O que é que ele ou ela realmente precisam em torno do qual se possa criar mais valor? Que tipos de dores de cabeça você resolve? Talvez você preste socorro realizando atividades desgastantes ou demoradas, ou conquiste coisas que pareçam difícil para os outros. 

A sua vantagem competitiva é sustentável?

No passado, apenas ter conhecimento era muitas vezes um grande diferencial. Hoje é mais valorizado saber como conquistar isso, especialmente através da capacidade de fazer conexões, colaborar com os outros e fazer perguntas inteligentes. A vida útil da informação é cada vez menor e coloca o ônus sobre o indivíduo para continuar renovando habilidades e se reinventando. 

O sucesso está custando muito? É possível cortar custos?

você pode começar a mudar seus recursos para atividades que agregam mais, com base no entendimento do que o seu chefe está realmente procurando, faça isso. O resultado será um profundo impacto sobre sua criação de valor global. Adotar uma lente focada na criação de valor deve ajudá-lo a pensar mais estrategicamente sobre a carreira, onde você está contribuindo e onde investir seus esforços, mas também pensar quais são as trocas necessárias e atividades que precisam ser abandonadas. Você deve questionar quais custos está disposto a assumir para continuar a assegurar esse valor, e por quanto tempo.
Periodicamente, quando você sente que as coisas estão ficando fora dos eixos, reveja a sua estratégia, de modo que possa capturar uma fatia maior do valor criado."

Embora nunca seja tarde demais para o conhecimento, saiba quando chegar a hora de "se mexer" e não fique esperando "as coisas melhorarem" ou "essa crise passar". Quanto mais o tempo passar, mais difícil será tomar uma atitude e esperar demais pode sim ser tarde para recuperar o tempo desperdiçado.

Um abraço e até mais! 

A Autora.

Fonte: Texto original publicado por Albrecht Enders, para revista Você S/A, Ed. Março/2016: http://vocesa.uol.com.br/noticias/carreira/veja-a-si-mesmo-como-um-negocio.phtml#.Vw1xzPkrLDc. Acesso em 12/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário