sábado, 14 de dezembro de 2013

Editorial: Elegância nas atitudes.

     O editorial dessa semana fala de um assunto de extrema importância no cotidiano dos Secretários Executivos: Muito já se falou, inclusive aqui no blog, sobre comportamento, etiqueta...mas, faltou um ponto que está atrelado à estes já publicados: A elegância.
     E quando falamos em elegância, não é somente vestir-se de forma alinhada, com cores neutras e sapatos formais, mas sim ter atitudes elegantes. Saber se expressar, com gestos discretos, tom de voz adequado e sem exageros nas expressões ("concorda?" "sabe?" "então!"), e de forma nenhuma atrasar-se ou cancelar um compromisso importante "em cima da hora". Claro que imprevistos sempre acontecem, mas é importante que não sejam frequentes, pois passa um imagem péssima da empresa, principalmente se o compromisso for com um novo cliente ou fornecedor, pois sabemos que muitas vezes o Secretário Executivo é que trata dessas questões no lugar do executivo. 
A escritora de etiqueta empresarial Célia Leão, em entrevista concedida para a revista VOCÊ S/A, ed. Abril, traz mais algumas dicas para ser uma pessoa elegante no dia-a-dia: 

"Ser elegante vai além de saber escolher a roupa correta do dia a dia. Uma pessoa elegante nunca atrasa a um compromisso. 
Você decide o que quer eleger como preferência, mas, quando decide, estou certa de que sabe quando escolheu algo  de qualidade e quando escolheu algo que, definitivamente, é parte daquela lista de coisas de mau gosto — na  música, na literatura, na programação dos canais de TV.
E democracia é isso. Cada um de nós tem o direito de eleger o que nos agrada mais, e aí se incluem  as coisas de gosto duvidoso. Só que, ao fazê-lo, tenha cuidado e seja sábio ao comentar e partilhar essas suas escolhas pouco ortodoxas. Na frente de um cliente ou de um superior hierárquico da empresa, jamais.
Seu gosto musical ou suas preferências literárias de mau gosto podem acabar sendo muito ruins para a imagem da empresa e pior ainda para a sua imagem. Cada vez mais, o silêncio é um luxo que, num universo superpovoado como este nosso, é para poucos. 
Assim, faça sua parte para que consigamos estender o benefício do silêncio e da tranquilidade a mais pessoas. Fale baixo em sua  empresa, no condomínio onde você mora, no hotel onde você se hospeda.
Ouça música num volume também  baixo — afinal, seus ouvidos agradecem por poder se exercitar, e as pessoas a seu redor também lhe agradecem por não obrigá-las a ouvir um estilo de música que talvez não seja o delas. 
Comecei a lista e, por causa de espaço limitado, terei de parar por aqui. Mas espero que você reflita sobre o tema e mude seus hábitos."


E assim acontece onde você estiver. Seja elegante sempre, pois você representa a empresa não só quando está com a farda ou o crachá, mas onde você for. E seja elegante não só por causa da empresa, mas também por causa da sua profissão...e da sua vida! 

Até mais!

A autora

Fonte: Artigo escrito por Célia Leão, que escreve sobre etiqueta corporativa. É autora de Boas Maneiras de A a Z e consultora de etiqueta empresarial.Texto publicado na revista VOCÊ S/A, editora Abril, ed.185, Outubro/2013. 

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