sábado, 7 de dezembro de 2013

Editorial: Comportamento adequado nas confraternizações da empresa

O mês de Dezembro chega acompanhado das confraternizações corporativas e, para o profissional de Secretariado Executivo, é essencial algumas dicas de comportamento para esses eventos. Além de organizar a festa (ficar responsável por toda logística, convites e organização geral), ainda temos que ficar atentos para, no momento da diversão, não esquecer de manter a postura e discrição característicos da nossa profissão.
A pesquisa dessa semana traz importantes dicas, elencadas e divulgadas em publicações corporativas, mas que muito irão contribuir para que possamos nos divertir sem exageros: 

1. Cuidado com a bebida: Os gestores podem ter uma impressão deturpada se você exagerar no álcool. O ideal é ficar no refrigerante ou suco.

2. Mantenha a postura profissional: Fique atento à comunicação não verbal, como gestos e a forma como sentar-se e ao comer. Dê preferência ao equilíbrio, pois nesse momento "menos é mais". 

3. Converse com colegas de outras áreas: É interessante profissionalmente a oportunidade de conversar com pessoas de outras áreas, com as quais se tem pouco contato no cotidiano.

4. Não esqueça da hierarquia: A reação dos gestores à uma proximidade diferenciada pode não ser das melhores, então procure agir de forma natural, sem 'bajular', pois esse é o momento para você mostrar seu lado mais pessoal ao seu chefe. 

5. Sem exageros na pista de dança: dançar é bom quando o contexto permitir, mas sem muita empolgação.

6. Atenção ao figurino: Obedeça sempre ao recomendado no convite e, para mulheres, evitar decotes, lingerie aparecendo e saltos exagerados. Uma dica importante é não sair muito do guarda-roupa profissional de sempre. Caso a festa seja formal, uma sugestão é usar uma roupa que serviria para trabalhar, já se for em um ambiente mais descontraído, vale usar algo mais casual.

7. Mantenha o equilíbrio no assunto: Claro que, mesmo sendo uma festa, é impossível não falar de trabalho, mas evite se manter muito nesse tema

8. Respeite o que diz no convite, sempre! : Levar a família ou o (a) parceiro(a) só é permitido se a empresa deixar explícito.

9. Não esqueça que você representa a empresa: Mesmo em festas que envolvem não só os colaboradores, e principalmente se houver a presença de clientes, é necessário ter cuidado redobrado para não prejudicar a imagem corporativa da organização.

10. Prevenir é o melhor remédio: Procurar consertar um vexame é bem mais complicado mas, se acontecer, o ideal é abafar o caso, pedir desculpas pessoalmente  e não repetir a dose.

Seguindo essas dicas é possível confraternizar-se na empresa, sem riscos para sua imagem profissional.

Até a próxima!

A Autora

Fonte da pesquisa: Conteúdo pesquisado em sites corporativos e retirado de entrevistas diversas que abordavam o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário