quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Editorial: Fatores que influenciam suas atitudes diante das tomadas de decisão.

Algo indispensável aos Secretários é a "Atitude certa para cada momento". Mas, o que define "Atitude"? Um artigo escrito pelo Professor Luiz Carlos Cabrera para a revista Você S/A, define atitude como "(aquela que) trata da predisposição ou da tendência de responder positivamente ou negativamente a certa ideia, objeto, pessoa ou situação." 
Atitudes certas definem uma carreira de sucesso, enquanto que o conjunto de atitudes tomadas de forma impulsiva ou incorretas para o momento podem desfazer uma carreira já sólida ou fazê-la nem chegar ao sucesso. 
Ainda segundo o artigo publicado: "A atitude influencia a escolha de qual resposta você vai ter diante de um desafio, incentivo ou recompensa. Por essa definição você já percebe que assume posições o tempo todo. Essas posturas falam por você e também demonstram quem você realmente é." É necessário muito cuidado ao deparar-se com situações conflitantes ou que exijam uma resposta rápida e decisiva. Agir por impulso nunca é o melhor caminho. Procure sempre manter a calma, pensar com cuidado. O professor Luiz Carlos afirma o que influencia nossas atitudes:"São quatro componentes: o emocional, o racional, o impulso para a ação e a avaliação sistemática. Cada postura assumida na vida contém um desses componentes. Uma atitude equilibrada significa que todos os quatro componentes foram balanceados na decisão. Quando a pessoa se deixa levar apenas por um deles, pode adotar a atitude errada. Nenhum dos componentes pode zerar. Existem atitudes que são predominantemente emocionais, mas consideram o lado racional, controlam o impulso para a ação e fazem uma avaliação sistemática."
Mas não é simples equilibrar todos esses componentes e saber balanceá-los de forma a agir corretamente e tomar a melhor decisão. Em muitas situações as decisões são tomadas de forma racional e não dão certo. Porém, o esforço para que todos esses fatores estejam em harmonia é o que ajuda a definir sua postura profissional. 
Por fim, o professor Luiz Carlos explica: "Posicionar-se assim exige muito treino, com a disciplina de não reagir abruptamente, de ouvir antes de falar, de pensar antes de  agir. A esse esforço damos o nome de 'amadurecimento'.  Quando o trabalho o convoca a tomar uma atitude, as  pessoas em volta esperam que você mostre quem você é, que sua resposta defina claramente seus princípios e valores." 

Até a próxima!

A autora

Fonte: Artigo publicado pelo professor Luiz Carlos Cabrera (professor da EAESP-FGV, diretor da AMROP Panelli e Motta Cabrera e membro do Advisory Board da AMROP International) na revista Você S/A, Ed. Abril (Novembro/2013). Acesso em 28/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário