sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Editorial: "Comportamento e Etiqueta para Secretários" por Madalena Matos

Madalena Matos
Secretária Executiva, Especialista em Treinamentos, Seminários, Palestras. 
Profissional atuante nas áreas administrativa e comportamental.
Atuou como Secretária por um período de 12 anos. 

"Nas minhas andanças e estudos sobre o Marketing Pessoal, sempre falo que devemos conhecer os 3E’s  do comportamento.
O primeiro E de Ética, temos que ser e ter.
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".
(VALLS, 1993, p.7) 
     Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é:
 "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto" (FERREIRA, 1995, p. 280). 
     O segundo 'E' de Educação, estou me referindo à educação comportamental, a que vem de berço, a que faz toda a diferença. Temos que receber e compartilhar sempre..... Em um processo de seleção, esse 'E' faz a diferença, pois quem sabe se comportar em uma mesa, ganha espaço para um concorrente que não tem essa habilidade.
     O terceiro e último 'E' de Etiqueta é o único que podemos e devemos aprender e saber usar na hora certa. É o único que está disponível, a venda, pois podemos pagar um curso/treinamento ou comprar um livro do assunto.
     E, falando do E de Etiqueta, lembrei-me do ABC da Etiqueta de Maria Aparecida Araújo , consultora em Comportamento e Etiqueta Social, que partilho com vocês agora:
A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando que você tem prazer no contato com ela.  
B - Batom: Jamais retocá-lo em público.
C - Cartões de Visita: É necessário dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões de visita. Nunca se apresente sem eles. 
D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. 
E - Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante à vontade de cooperar, além de eleva a autoestima do outro. 
F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes.
G - Gafe: Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia. Se cometer uma gafe, o melhor é deixá-la passar. Porque pior é tentar consertar.
H – Hoje: Compromisso marcado hora cumprida. Seja pontual.
I - Imagem: Tenha maturidade e respeito pela sua e repasse com responsabilidade. 
J - Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza. 
L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora substituído pelos de papel, é um poderoso aliado.
M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem.
N - Negatividade: Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
O - Óculos escuros: Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. Sempre olhe para as pessoas com quem fala.  
P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas.  
Q - Qualidade: Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje.  
R - Resposta: Adote como norma de conduta. Caso contrário, comete extrema grosseria. 
S - Sorriso: É a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. 
T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. “Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado”. 
U - Unhas: A higiene é de suma importância. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais.  
V - Viagens: Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Viajar é uma excelente forma de conhecer mais culturas. 
X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.
Z – Zelar: Ou cuidar dessa pessoa maravilhosa que é você.
Ser educado também é marketing pessoal! "



Madalena Matos é autora do livro "Secretária(o): Tudo começa assim...", Ed. Premius. 


Quero agradecer ao apoio dessa grande profissional, que muito orgulho traz à nossa profissão. Madalena Matos é, sem dúvida, grande representante dos profissionais de Secretariado Executivo. 






Fonte: O texto publicado nesse editorial, bem como as fotos,  foram concedidos, via e-mail, por Madalena Matos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário