Nos dias 21,22 e 23 de Novembro ocorreu a 6º feira do emprego, estágio e desenvolvimento profissional no Centro de Eventos do Ceará.
No editorial dessa semana trago para vocês uma pesquisa realizada com os expositores da feira acima citada, sobre o seguinte questionamento: O que o atual mercado de trabalho espera dos novos profissionais (jovens aprendizes, estudantes de ensino médio e recém formados na graduação)? E o que buscam esses jovens profissionais?
Segundo entrevistas realizadas na feira, os expositores de empresas de recursos humanos (RH) afirmam que as empresas buscam profissionais qualificados ou que se interessam pela qualificação profissional (cursos de idiomas, técnicos e profissionalizantes), que sejam proativos, determinados e com senso de responsabilidade(pontualidade, assiduidade e esforço em realizar as atividades com eficácia e eficiência). Porém, algo que antes era muito exigido pelas empresas, atualmente não está mais tão procurado, que é a experiência na função: Segundo uma das entrevistadas, as empresas estão entendendo que é mais importante e traz um retorno mais rápido qualificar o jovem para a atividade do que procurar num mercado acirrado alguém disponível, com a experiência na função, pois a oferta de mão-de-obra que está disposta a aprender é maior do que de profissionais qualificados.
Segundo expositores que representavam grandes empresas e grupos corporativos os novos profissionais buscam das empresas atividades com as quais eles se identificam, pois os jovens entendem que buscar algo com o qual ele vai se destacar trará maior satisfação pessoal e a empresa vê nisso um retorno lucrativo a curto e médio prazo. Porém, cabe à empresa o desafio de atrair para sua equipe esses jovens com potencial.
Na feira também existia alguns expositores com atividades empreendedoras, como trabalhos artesanais e com oportunidades de crescimento de forma autônoma, o que reflete os novos interesses profissionais: A ideia de 'ser seu próprio patrão', 'fazer seu próprio horário de trabalho', realidade cada vez mais crescente na atualidade.
Bom, de todas as entrevistas realizadas, algumas coisas ficaram bem claras: O mercado está em rápida mudança, as empresas buscam profissionais em qualificação e os novos profissionais não buscam mais só um emprego, mas sim um desafio, uma motivação e maneiras de se capacitar e destacar-se no acirrado mercado de trabalho. E parece esse ser o grande segredo para se trabalhar com o que gosta e ser bem sucedido profissionalmente. Encerro esse editorial com as palavras de um expositor, representante de uma renomada empresa siderúrgica localizada no Pecém-CE: "O jovem da atualidade está entendendo que é necessário alinhar a busca pela qualificação com a empresa que irá investir e reconhecer seu trabalho, pois não adianta ser bem qualificado em uma empresa onde todo seu conhecimento não será aplicado e desenvolvido de maneira a levá-lo ao sucesso."
Até mais!
A Autora
Fonte da pesquisa: Entrevistas pessoais realizadas na 6º feira do emprego, estágio e desenvolvimento profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário