sexta-feira, 13 de junho de 2014

Editorial: Dicas valiosas de etiqueta em eventos

Geralmente os Secretários são responsáveis por organizar os eventos da empresa. Mas, quando é para participar como ouvinte, precisamos estar atentos para que o evento nos seja produtivo. E nada melhor para o secretário executivo do que as redes de relacionamento, troca de cartões e contatos que conseguimos nos encontros corporativos. Uma pesquisa publicada na Ed. Junho da Revista Você S/A traz algumas dicas valiosas para aproveitar bem os eventos:

"1. Mente aberta: Entenda os eventos como uma chance de conhecer gente. Fale com desconhecidos. A conversa pode não render um negócio, mas talvez propicie uma ideia diferente.

2. Leve cartões de visita: Em reuniões, cartões devem ser entregues no início da conversa. Mas, em eventos, o ideal é deixar a troca para o fim. Primeiro é preciso despertar.

3. Comece por seu nome: Ao se apresentar, diga seu nome de forma clara e pausada, para facilitar a compreensão. Deixe o crachá do evento visível, para que os outros possam ler o que está escrito.

3. Tom amistoso: Após se apresentar, inicie a conversa de modo amistoso, falando sobre o evento ou do mercado. Quando sentir que o vínculo está se estabelecendo, aí, sim, trate com delicadeza de temas relacionados a seu interesse.

4. No alvo: Certifique-se de que o profissional em questão é realmente quem você precisa conhecer. Um cargo alto nem sempre significa que a pessoa é a mais indicada para ajudá-lo.

5. De leve: Pegar leve é mais interessante do que constranger uma pessoa com pedidos de ajuda muito explícitos. Prefira pedir conselhos. Se o interlocutor quiser tomar alguma iniciativa (como convidá-lo para uma entrevista), fará isso espontaneamente.

6. Como apresentar uma pessoa a um grupo: Diga o nome de todos que estão presentes lentamente, a fim de que o novato consiga memorizar. Se não lembrar o nome de alguém, pergunte na hora, admitindo não saber.

7. Para gravar um nome: Pergunte o nome. Caso não tenha entendido ou memorizado, pergunte outra vez sem ter vergonha. Repita em voz alta para memorizar. Olhe o crachá do interlocutor. Escreva algo no verso do cartão de visita que o ajude a lembrar da pessoa.

8. Conte rápido: Crie uma maneira de descrever em 30 segundos o que você e sua empresa fazem. Aperfeiçoe essa apresentação ao máximo. Ensaie antes do evento.

9. Não interrompa: Tente não interromper seu interlocutor, já que ele pode desejar fazer as próprias aproximações. Não apresente produtos nem catálogos — trata-se de um primeiro contato.

10. Ouça com atenção: Demonstre interesse pelo profissional com quem conversa com perguntas sobre o trabalho dele. Dê sinais de quanto sabe a respeito do assunto que estão debatendo.

11. Mantenha a noção: Seja sempre delicado e educado em todas as abordagens. Por mais que necessite falar com alguém, não force a barra. Nunca aperte um braço nem cutuque. Seja sucinto ao se apresentar e deixe a pessoa reagir. Se ela não quiser falar, peça um cartão e pergunte se pode ligar em outra hora.

12. Pegue um ponto específico: Se você já souber o que a outra pessoa faz, puxe assunto tocando num ponto específico, de domínio do profissional.

13. Depois do evento: Se tiver o cartão da pessoa, envie um e-mail lembrando que vocês se conheceram no evento e, se quiser, proponha um encontro. Adicione a pessoa no LinkedIn. Ao aceitar o convite de alguém, proceda da mesma forma. 

14. Como fazer uma pergunta na palestra:


• Aguarde o momento de perguntas da plateia,
• Levante o braço e manifeste a intenção,
• Ao receber a palavra, dê bom-dia e diga seu nome e o de sua empresa,
• Não precisa elogiar a organização do evento,
• Faça uma pergunta sucinta e pertinente,
• Não conte um caso pessoal nem faça piadas,
• Não precisa agradecer."

Seguindo essas dicas poderemos aproveitar melhor os eventos corporativos.

Até mais!

A Autora


Fonte: Leandro Quintanilha, para Revista Você S/A, Ed. Junho/2014: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/193/noticias/beijo-abraco-ou-aperto-de-mao. Acesso em 13/06/2014.

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