O mês de Dezembro chegou e, com ele, a correria no escritório: Contas que precisam ser analisadas, reuniões, decisões a serem tomadas e documentos a serem atualizados. Tudo isso em 15 dias úteis, para as empresas que costumam ter recesso. Os funcionários tendem a deixar tudo para a última semana e para nós, Secretários, isso é um grande desafio. Então, sempre temos a brilhante ideia de tentar fazem várias coisas ao mesmo tempo e ser "Multitarefa". Porém, sem organização e gestão do tempo, isso acaba se tornando uma grande armadilha, pois além de ser mais desgastante, nos deixa a sensação de ineficiência, mesmo ficando depois do nosso horário normal de trabalho. Porém, agindo da forma correta, conseguimos dar conta de tudo. A matéria a seguir nos mostra a forma correta de conseguir dar conta de tudo no devido tempo:
"Qual a solução para dar conta de todas as tarefas de maneira eficiente? Não existe milagre, apenas investimento em organização e concentração.
O primeiro passo é a consciência de que o descontrole sobre as atividades só atrapalha os resultados. O segundo passo é combater a distração, um desafio que fica mais complexo à medida que o mundo se torna mais conectado. Alternar continuamente a atenção entre várias tarefas prejudica a memória e o raciocínio, o que leva à queda de desempenho.
A sensação de sobrecarga já começa a despertar em muita gente a vontade de viver uma vida menos caótica, mais organizada e produtiva. Segundo um relatório de tendências para 2015, feito pela agência Box 1824, de São Paulo, uma crescente maioria se convence de que é impraticável levar uma vida tão conectada.
Nesse cenário, surge um contramovimento batizado de "quiet bliss", algo como “felicidade silenciosa”, que prega que façamos apenas uma atividade por vez.
Para os defensores do movimento, aspectos como viver o momento sem registrá-lo (nada de selfies nas férias ou de assistir a um show pela tela do smartphone em vez de olhar para o palco), deixar a internet desligada por alguns períodos, parar de encavalar afazeres e encontrar tempo para o ócio são fundamentais.
Isso se aplica, logicamente, ao espaço do trabalho. “De maneira inconsciente, muita gente acha que não merece ter tempo para o descanso”, diz Brigid Schulte, jornalista americana que escreve para o periódico The Washington Post e é autora do livro Overwhelmed: Work, Love, and Play When No One Has the Time (“Sobrecarregados: trabalho, amor e diversão quando ninguém tem tempo”, numa tradução livre, ainda sem edição no Brasil). “Mas esses períodos são fundamentais para pensar sobre o que importa para você, onde você está, para onde está indo e como está gastando seu tempo.”
Quem consegue organizar os horários para ter tempo livre consegue organizar o tempo para trabalhar melhor. Esse é o desafio. E é importante saber dosar quando já trabalhou o suficiente.
Para isso, o consultor americano Stephen Lynch, especialista em produtividade, propõe três questionamentos: quantas horas você trabalha em média por semana? Você é capaz de se desligar completamente do trabalho um dia por semana? Como você tem melhorado a produtividade das horas que gasta trabalhando? Mudar as respostas a essas perguntas é o caminho para dar conta de tudo e ter uma vida melhor — dentro e fora do escritório."
Mude seus hábitos nesse final de ano e se permita viver momentos mais agradáveis com sua família, amigos e pessoas que você gosta. Aproveite, também, para tirar um momento só para você: Reflita, pense no que você realizou no ano, o que conseguiu conquistar e o que não deu certo.
Que esse final de ano seja de tranquilidade e momentos felizes!!!
Abraços!!!
A Autora.
Fonte: Matéria publicada por Anna Carolina Rodrigues, da Revista Você S/A: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/noticias/multitarefa-e-mito-veja-como-se-organizar-para-ser-eficiente. Acesso em 03/12/2015.
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