terça-feira, 4 de outubro de 2016

Editorial: Cenário atual do Profissional de Secretariado Executivo

   No último dia 30 de Setembro foi comemorado o dia dos Secretários Executivos e na ocasião foi realizada uma palestra na Universidade Federal do Ceará - UFC com a escritora Madalena Mattos sobre a temática: Networking: Como construir e manter a rede. 
Foi um momento muito bom de interação entre os estudantes, alunos egressos do curos de Secretariado Executivo da UFC e profissionais da área de Secretariado e do sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Ceará. 
O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Secretariado Executivo - Gestão Inovadora, com o apoio da Coordenação do Curso de Secretariado Executivo. 

O profissional de Secretariado Executivo é um profissional muito procurado pelas grandes empresas, pois possui uma atuação fundamental para o bom andamento e desenvolvimento das diversas áreas da empresa, pois ele promove a interrelação dessas áreas e atua com muito dinamismo e comunicação. 
O Blog conversou com Thays Garcia, aluna do Curso de Secretariado Executivo da UFC e atual secretária na empresa Dialogus Consultoria, sobre a atual visão do Secretário Executivo: 

Blog: Em termos gerais, vc acredita que a profissão de Secretariado Executivo vem crescendo em demanda de vagas no mercado?

Thays: Acredito que sim, com base na expectativa do mercado por profissionais completos e dinâmicos, perfil bastante característico do profissional de Secretariado Executivo. De acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), o Secretariado Executivo é a terceira profissão que mais cresce em todo o mundo. Contudo, têm-se em outro âmbito o aumento da competitividade, o que faz com que os profissionais se capacitem em busca da sua empregabilidade. 


Blog: Você acredita que os Secretários Executivos estão preocupados em melhorar sua qualificação profissional, diante do atual cenário organizacional?

Thays: Acredito que a profissão de Secretariado Executivo, dentre outras, vem se reinventando, de tal forma, que os profissionais estão trazendo ao mercado habilidades e conhecimentos multidisciplinares. A alta competitividade entre em empresas, transfere-se para o capo individual de cada profissional, que necessita também acompanhar as mudanças do mercado. Pela minha experiência, afirmo que para agregar no meu local de trabalho, tive que procurar conhecimento de áreas complementares a de Secretariado Executivo, buscar desenvolver ao máximo habilidades e conhecimentos até então não explorados, como gestão comercial, relacionamento com clientes, marketing e gestão empresarial. 

Blog: Quais suas expectativas para os futuros profissionais que estão graduando-se e entrando no mercado de trabalho?

Thays: A formação em Secretariado Executivo, por ser bastante ampla, concede ao profissional recém-formado uma gama de conhecimentos. Nesse sentido, com essa base que ainda necessitará de experiência prática para se fortalecer, o profissional é capaz de atuar em diversos tipos de organizações, sejam elas do primeiro, segundo ou terceiro setor. Além disso, o profissional pode atual em qualquer nível da organização, estratégico, tático ou operacional, através da assessoria a setores ou gestores.  A expectativa é que estes profissionais se qualifiquem e aproveitem as oportunidades que o mercado oferece. Acredito que apesar da economia nacional demonstrar-se instável, o bom profissional é capaz de inovar e manter-se empregável!!




Agradecemos à Thays Garcia por sua contribuição para o Blog.








Até mais!

A Autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário