quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Editorial: Qual curso escolher?

Olá Leitores,

    Chegou a hora de você, estudante ou Profissional em busca de uma nova área de atuação, escolher o seu curso no Sistema de Seleção Unificada - SISU, mas, acontece também aquela pergunta: O que escolher, com a minha nota, que tem a ver com o que eu quero seguir ?

Se você está na primeira graduação, parece um pouco assustador escolher uma profissão que, teoricamente, você terá que seguir "pelo resto da sua vida". Mas, se você está pensando assim, pode relaxar: Escolher uma graduação, no momento atual em que vivemos, não significa que você "nunca mais poderá mudar de área de atuação". Você não precisa ficar nessa área pra sempre, um exemplo disso são os colegas profissionais que estão mudando de área.
    Escolher uma graduação não é sinônimo de que você ficará definitivamente atuando com aquele ramo de atividade. Se, no futuro, não se identificar com aquele curso ou com aquela atividade, pode fazer todo o processo novamente e mudar de área. Ou, se já é Graduado, pode fazer uma pós graduação em outra área e passar a atuar de forma mais específica. 
    Mas, se você não quer arriscar escolher um curso no qual não irá se identificar, minha sugestão é buscar um serviço de orientação vocacional profissional. Algumas escolas de ensino médio oferecem essa orientação para os alunos do último ano do Ensino Médio, com a finalidade de direcioná-los para a profissão que mais tem a ver com suas habilidades e sonhos. Porém, se sua escola não oferece, busque na internet, em sites das universidades, informações sobre a grade curricular dos cursos e suas áreas de atuação profissional.
E um conselho: Escolha o curso que você realmente se identifique! Não escolha por indicação de parentes e nem de amigos, pois quem vai cursar 05 anos e depois trabalhar na área é VOCÊ. Não é legal investir esse tempo todo em um curso que você não se identifica e nem tem interesse em atuar na área.
Boa sorte à todos e pra quem vai escolher cursos da UFC segue o link das grades curriculares dos cursos oferecidos lá:  www.ufc.br

Boa escolha!

Rosaly Costa
Autora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário