quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Editorial: As mudanças corporativas e seus impactos na equipe

Amigos leitores,

 Recentemente a empresa onde trabalho passou por mudanças em sua gestão e isso causou impactos na equipe, pois já fazia muito tempo que não haviam mudanças e isso causa uma estranheza inicial e um sentimento de "como vai ser agora?". 
Mas nada como um profissional preparado para se adaptar à nova realidade e adaptar-se às novas rotinas, que é o que se espera de profissionais da nossa área.
Trago hoje um texto do portal Administradores.com, que trata desse tema: 

"No cenário atual, que falamos de crise, é muito importante que as empresas adotem estratégias de mudança para sua sobrevivência. No século XXI, onde as mudanças, principalmente as tecnológicas, são constantes, o processo de gestão é de extrema importância para manter a competitividade das empresas que devem ver estas mudanças como oportunidades e não como dificuldades. Ou seja, a organização deve estar sempre aberta para as inovações, porém sem perder a sua identidade.

As mudanças acontecem de maneira diferente, em meios diferentes, por isso a estratégia, é fundamental neste processo pois dá um direcionamento das ações, para alcançar os objetivos. O processo de mudanças deve ser feito de uma forma abrangente, ou seja, deve ser encarado como algo contínuo, onde deve ser passado para todos os colaboradores os motivos e benefícios das mudanças que serão implantadas, para que eles não se sintam esquecidos, e obrigados a realizar algo que não seja do conhecimento deles, e consequentemente gerar resistência.


Por não ser fáceis, as mudanças geram muita resistência, principalmente quando vem de fora, gerando assim grandes incertezas. Elas ocorrem de acordo com os acontecimentos, adequando o novo modelo a organização.
Se as empresas souberem aproveitar melhor o capital que é humano, irá obter grandes resultados, envolvendo a equipe e deixando claro os papéis de cada um, inclusive seus ganhos, para evitar resistência, encarando os desafios e as mudanças como algo rotineiro. A postura que a empresa adota perante os colaboradores, em favor das frequentes mutações do mundo globalizado é que vai determinar o sucesso ou o fracasso da organização.


Mesmo com tantas opções no mercado, de consultorias que prometem grandes resultados, a empresa deve valorizar o que ela tem de mais relevante que são as pessoas e e os seus conhecimentos e opiniões, pois elas podem produzir excelentes resultados, se as suas qualidades forem notas e valorizadas."

Se vc está passando por mudanças eem sua empresa, tanto de gestão como realinhamento de funções ou de pessoal, saiba que não deve temer pela sua posição se você faz seu trabalho bem feito e com competência e eficiência.
E se vc saiu da empresa por algum motivo, saiba que o  mercado está acirrado, mas se vc é um bom profissional e tem boas referências, logo será absorvido novamente.

Até mais!

Equipe do Blog.

Fonte: Portal administradores.com, texto original publicado em 17/04/2019: https://administradores.com.br/artigos/o-impacto-das-mudancas-nas-organizacoes. Acesso em 12/02/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário