sexta-feira, 7 de maio de 2021

Editorial: 25 anos do curso de Secretariado Executivo da UFC

 

Amigos Leitores,


Em 2021 o curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará - UFC completa 25 anos de existência. E para falar sobre as evoluções do curso, convidamos a Profa Dra. Conceição Barros, Coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC, para um bate papo sobre essa data. Vejam abaixo como foi nossa conversa:

"Quais contribuições você acredita que foram mais importantes para o curso ao longo dos últimos anos?

    Este ano estamos comemorando os 25 anos do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará - UFC e os 10 anos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo.  Ao longo desse período, o curso realizou diversas atividades e mudanças que contribuíram para a sua consolidação acadêmica em termos de ensino, pesquisa e extensão. 


Ensino - Na área do ensino podemos destacar a contratação de  quatro professoras efetivas graduadas em Secretariado Executivo, ENTRE 2009 e 2016 o que fortaleceu as áreas de ensino específicas, além de concurso para uma professora da área de Administração. Em 2017, foi realizada uma reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso, com o intuito de atualizar a integralização curricular, bem como os programas e as ementas das disciplinas. Além disso, essa atualização  fortaleceu a identidade do Curso com a criação de disciplinas voltadas para a formação secretarial, com temas emergentes.  Vale salientar que o Curso de Secretariado Executivo obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)  em 2012,  2015 e 2018, o que comprova a qualidade do ensino ofertado em nossa Universidade. 

Outro aspecto relevante para o ensino, foi a criação do Curso de Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada, em 2011. Recentemente, este projeto foi reformulado e estamos organizando o início de novas turmas para 2021. Ainda sobre a pós-graduação, está sendo desenvolvido um projeto de criação de Mestrado em Secretariado Executivo, o qual já foi submetido duas vezes à CAPES, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, não obtendo aprovação, embora tenha sido reconhecida a relevância dessa proposta. Atualmente, o projeto de Mestrado está em fase de ajustes a fim de atender às exigências da CAPES e irá seguir, novamente, os trâmites para aprovação interna e, posteriormente, submissão à CAPES.


 Pesquisa - No âmbito da pesquisa, observamos uma expansão em termos quantitativos e qualitativos da produção científica no nosso Curso. Isso se deve, principalmente, à criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES), idealizado em 2010 e certificado pelo CNPq, Conselho Nacional  de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em 2011. O GEPES possui linhas de pesquisas que envolvem gestão secretarial, educação, empreendedorismo, consultoria e a evolução da pesquisa na área. A consolidação desse grupo tem resultado em artigos publicados em periódicos especializados qualificados, além de apresentações e publicações em anais de eventos nacionais e internacionais. 


Extensão - No que se refere à extensão, destaca-se o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES), criado em 2010 que se trata de um programa de extensão universitária, que abrange ensino pesquisa e extensão e abriga os projetos de extensão do curso com a participação de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFC. No âmbito do NEPES temos realizado diversas ações voltadas para oferecer respostas à sociedade por meio de parcerias com outras instituições de ensino superior e básico, empresas de grande porte, associações e Organizações Não-Governamentais. 

 

Nos últimos 10 anos, segundo dados dos sites de oferta de vagas de emprego,  as empresas têm buscado no mercado profissionais qualificados na área de Secretariado Executivo para ocupar as vagas de assessoria e até mesmo de Gestão. Na sua opinião, o Profissional de Secretariado Executivo está mais valorizado no mercado de trabalho?

   Sim. Há uma busca crescente por profissionais da área para o mercado de trabalho. Existem oportunidades em várias formas de atuação que envolvem a assessoria, o empreendedorismo, a consultoria e até a docência, para citar alguns exemplos. Considero que a valorização do secretário executivo está diretamente relacionada ao desenvolvimento de competências gerenciais,  ao domínio de ferramentas tecnológicas, especialmente no contexto de crescimento de oportunidades de trabalho remoto, em virtude da pandemia. Além disso, a  fluência em línguas estrangeiras e as relações humanas são fundamentais para o seu reconhecimento no âmbito organizacional, bem como a  capacidade de adaptar-se às mudanças sociais. Assim sendo, cabe aos profissionais da área  a busca por diferenciais que garantam a sua inserção e permanência no mundo do trabalho. Como exemplo, ressalto que temos vários egressos do Curso atuando em instituições públicas e privadas, em   multinacionais, as quais denotam uma valorização da profissão. 

Visualizando o atual cenário que estamos vivendo desde o ano de 2020, quais são os maiores desafios que o Secretariado Executivo está precisando enfrentar?

    O cenário mundial aponta para diversos desafios para a profissão secretarial, assim como para as diversas áreas profissionais, oriundos das novas demandas sociais e organizacionais. No âmbito acadêmico, há empenho das universidades, juntamente com as entidades representativas e científicas, à exemplo da Federação Nacional de Secretárias e Secretários - FENASSEC e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC, para a consolidação profissional e acadêmica. Uma conquista recente foi o retorno do Secretariado Executivo como área de conhecimento  do CNPq. Na UFC, os desafios atuais, para os quais o colegiado empenha esforços, que podemos citar, entre outros, são: a implantação de curso stricto sensu e a internacionalização do Curso. 


No que se refere à atuação secretarial, considero que o contexto de pandemia da COVID-19 acelerou o processo de virtualização do trabalho, motivo pelo qual o secretário executivo precisa se reinventar. Muitos profissionais precisam se adaptar ao home office e penso que, mesmo após a superação da pandemia, há uma tendência ao desenvolvimento de atividades secretariais de forma híbrida. Por outro lado, o secretário virtual ou remoto encontra, nesse cenário, maiores oportunidades e  formas de atuação, incluindo a oportunidade de empreender na área. Em minha opinião, portanto, a reinvenção profissional é o maior desafio!


Com relação à busca por vagas no curso de Secretariado Executivo, qual sua visão sobre o interesse dos alunos em conhecer a nossa profissão e se tornar um Profissional de Secretariado Executivo?

    O Curso de Secretariado Executivo tem sido bastante concorrido, tendo nota de corte pelo Sistema de Seleção Unificada , o SISU, de  616,41 pontos em média e de 530,40 como menor nota. Isso significa que há uma valorização do Curso. Os alunos optam por cursar Secretariado Executivo na UFC, principalmente, pelo reconhecimento da qualidade da Universidade e em virtude da  multidisciplinaridade do nosso currículo. O conhecimento da profissão, normalmente, ocorre após o ingresso no Curso. 

Percebemos o crescente interesse dos estudantes em conhecer a prática profissional e, para tanto, convidamos profissionais para compartilhar suas experiências, além de promovermos ações de extensão a fim de possibilitar uma visão da realidade profissional e relacionar teoria e prática. Nesse contexto, os formandos conhecem melhor a profissão ao longo de sua formação, bem como a identificação com a área. Existem oportunidades de ingresso no mercado de trabalho , a partir do terceiro semestre por meio de estágios, o que promove o contato com a realidade profissional. 


Qual conselho ou recado você gostaria de deixar para nossos leitores sobre nossa profissão?

    A partir da minha experiência como secretária executiva e, atualmente, docente da área, considero uma profissão com diversas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional, nas quais emergem possibilidades de atuação nas esferas públicas e privadas, em empresas de grande porte. Entretanto, para que se possa aproveitar as oportunidades é necessária uma preparação para as constantes transformações sociais e evolução tecnológicas, bem como a busca por domínio de línguas estrangeiras, competências conceituais, técnicas e humanas. Meu conselho, portanto, é que ao abraçar a profissão de Secretariado Executivo devemos assumir um compromisso ético-moral e exercê-la com responsabilidade e compromisso. Para se obter sucesso na área secretarial é  condição sine qua non, a busca por aprimoramento contínuo. "


Em breve vamos trazer novas entrevistas sobre os 25 anos do Curso de Secretariado Executivo da UFC.


Até Mais!

Equipe do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário