sexta-feira, 28 de maio de 2021

Editorial: Entrevista com Renato Silva do Nascimento - Secretário Executivo

 Amigos Leitores,


Continuando as comemorações dos 25 anos do Curso de Secretariado Executivo da UFC, o Blog trouxe uma entrevista com o Secretário Executivo Renato Silva do Nascimento. Em nossa conversa tratamos de assuntos pertinentes ao cenário atual do Secretariado Executivo, em meio às mudanças no mercado de trabalho..vamos conferir?

"1. Qual sua formação e quais cursos você acha relevante para os Profissionais de Secretariado na atualidade? (pode citar cursos que vc tenha feito ou que deseja fazer, que acha importante)

RESPOSTA:

Sou formado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade dos Guararapes.
Acredito que, como um dos poucos cursos multidisciplinar, pela nossa amplitude de conhecimento adquirido na graduação e pelo nosso campo de atuação, cursos como gestão de pessoas, processos gerenciais e cursos de capacitação em novas tecnologias sempre serão bem vindos. Mas vale lembrar que isso não é uma regra, pois algumas vezes quando ocupamos um cargo, em algumas ocasiões, as atividades diárias exigem conhecimentos específicos para um melhor desempenho ou até mesmo uma possível promoção.

Em todo caso, acompanhar às mudanças e demandas do mercado é algo imprescindível, por isso devemos ficar atentos.


2. Quais os maiores desafios que você enfrentou no mercado de trabalho, quando foi em busca de sua oportunidade na área?

RESPOSTA:

Os desafios foram 3, e creio que sejam os mesmos para muitos profissionais, e um deles em específico do sexo masculino.

O primeiro é o estigma de que homem não pode secretariar. Não existe nenhuma profissão que dependa de gênero para ser bem executada, mas infelizmente alguns colegas de profissão (RH) cometem o erro de achar que a área secretarial tem gênero.

O segundo foi à exigência de experiência até mesmo em estágio. Muitas das vezes, essas vagas de estágios vêm com inúmeras exigências que não condiz com o nível hierárquico, é ai que percebemos que o foco não estar em capacitar, mas sim em mão de obra barata.

A terceira é a exigência do inglês.

Algumas empresas acabam deixando de fora grandes talentos com um grande potencial de contribuição na organização por essa exigência. Nosso país possui apenas 3% de fluentes no idioma.

Uma vez, atuei na área administrativa de uma empresa (a qual não inclui no meu currículo) que exigia o inglês como critério eliminatório para o cargo de Secretária (o). Por casualidade acabei indo de forma informal substituir a secretária, onde acabei passando um ano secretariando a empresa e em nenhum momento foi necessário usar outro idioma. É o típico caso: quer, mas não precisa.

3. Você acha que o mercado de trabalho está mudando a sua visão e perspectiva quanto à nossa profissão? 

RESPOSTA:

Sim.

As organizações estão deixando de pensar que o profissional de secretariado está ali para servir café e redigir ofícios. Estão reconhecendo a complexidade de nossa área e a responsabilidade que é assessorar um executivo no seu papel diário em administrar uma empresa.

Além disso, as empresas estão cada vez mais aprendendo pelo bolso (com prejuízo financeiro) que, da mesma forma que não se contrata psicólogo sem CRP, engenheiro sem CREA, e médico sem CRM, também não se contrata secretário sem o SRTE. A contratação estilo tapa buraco cada vez gera mais prejuízo para as organizações, uma vez que contratar, treinar e integrar um colaborador gera um alto custo para a empresa, logo, ao não contratar um profissional de Secretariado devidamente qualificado, a rotatividade na vaga será grande.

Hoje, empresas com visão estratégica estão cada vez mais compreendendo a devida importância que é ter um profissional de Secretariado devidamente qualificado compondo o seu quadro de funcionários.  

 

4. Você acredita que as mudanças ocorridas nos cursos de graduação em Secretariado Executivo, onde foram incluídas disciplinas voltadas para mais áreas administrativas e relativas à gestão de pessoas,  têm contribuído para que as empresas valorizem mais a nossa profissão?

RESPOSTA:

Acredito que sim. Eu penso que, toda mudança que agrega valor contribui para o reconhecimento. O profissional de Secretariado está envolvido diariamente com processos administrativos, lidando com pessoas de todos os níveis hierárquicos, então nada melhor do que uma capacitação acadêmica que nos prepare para o dia de trabalho.

5. Qual conselho ou mensagem você quer deixar para os alunos do curso de Secretariado Executivo e demais leitores do Blog?

RESPOSTA:

São 4 dicas que eu levo comigo todos os dias.

1-    Faça o que ama e com amor, e assim você será pago duas vezes.

2-    Não se acomode nunca, esteja sempre atualizado às demandas da profissão, e entregue um trabalho de excelência.

3-    Tenha empatia, ajude um colega de profissão a ser recolocado.

4-    Seja cordial com todos e fortaleça sua rede de network, pois o copeiro de hoje pode ser o CEO de amanhã."

Ressaltamos que o  Secretário Executivo é um profissional versátil, capaz de se adaptar a todas as realidades de trabalho às quais ele assume como desafios da sua carreira. Então, cabe a cada profissional agregar a si mesmo os conhecimentos que julgar importantes para sua realidade de trabalho e carreira.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário