sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Editorial: A Profissão de Secretariado Executivo: Breve Relato de Experiência

Por: Profa. Me. Conceição Barros
Vice-Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará - UFC

               "A área de Secretariado Executivo tem sido tema de discussões no mundo acadêmico e profissional. Assuntos que envolvem o exercício profissional nas organizações, pesquisa, epistemologia, gestão secretarial, dentre outros, têm preocupado os estudiosos da área. A partir dessas reflexões focalizo neste editorial o relato acerca da minha experiência profissional e docente em Secretariado.
A oportunidade de descrever fatos ocorridos durante a minha vida profissional e acadêmica implica sentimentos fortes de alegria por trazer à tona conquistas e desafios que foram superados e as novas possibilidades de realização profissional. Espero que nesse painel de enfoque subjetivo, possa sintetizar minha trajetória de vida no Secretariado.
              Iniciei minha vida acadêmica no curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Ceará (UFC) no ano de 1997. A aprovação no vestibular e as atividades desenvolvidas no decorrer do curso foram fatores essenciais para a minha qualificação profissional. O curso de Secretariado Executivo da UFC e as oportunidades profissionais que se seguiram concretizaram em mim a certeza de ter feito a escolha certa. Percebi que essa era a profissão que queria para a minha vida por ser uma área que está se tornando cada vez mais importante para as organizações em todos os setores, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. O exercício do Secretariado em organizações da esfera pública e da esfera privada, durante quinze anos, me possibilitou a práxis, na qual focalizei o alinhamento entre teoria e prática por meio do desenvolvimento de atividades inerentes á profissão.
A carreira docente em Secretariado iniciou-se, paralelamente à minha atuação como Secretária Executiva. A experiência de lecionar e conviver com o corpo discente e docente na Universidade me proporcionou realização e crescimento pessoais e profissionais que pretendo levar por toda vida. Atualmente, considero que minha trajetória em Secretariado foi fundamental para a transmissão de experiências práticas ao lecionar disciplinas da área, como professora efetiva do Curso. Entretanto, a atuação docente me trouxe inquietações pedagógicas que me levaram à busca de pós-graduação em Educação a fim de compreender o saber e o fazer do professorado no ensino superior. Dessa maneira, tenho realizado estudos e pesquisas acerca da Educação em Secretariado buscando o aprimoramento docente e contribuir para a consolidação científica da área secretarial. 
           Considero, portanto, que a área de Secretariado Executivo oferece múltiplas oportunidades de desenvolvimento profissional e acadêmico para aqueles que sabem valorizar essa profissão e que buscam o aperfeiçoamento contínuo. 
Aprendi que se deve sempre buscar o aprendizado e ter disposição para enfrentar novos desafios. A formação contínua deve ser sempre almejada por profissionais que almejam uma carreira de sucesso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário