domingo, 16 de fevereiro de 2014

Editorial: Saiba agregar valor à sua carreira.

No último dia 10 de Fevereiro as aulas da Universidade Federal do Ceará-UFC retornaram. E esse fato me trouxe uma reflexão: Os futuros profissionais sabem a importância de escolher o seu curso? Pensei nisso porque muitos estudantes escolhem o curso sem se dar conta que essa será sua carreira, seu futuro. Mesmo que ele perceba, depois, que não é bem aquilo que ele queria, inicialmente é com essa profissão que ele vai atuar no mercado de trabalho.
É muito importante, também, que o estudante, após escolher uma profissão, se especialize nela. E as escolhas dos cursos de especialização são importantes, pois vão agregar valor ao profissional. Muitos profissionais procuram fazer cursos que não tem muita relação com sua carreira, somente por gostarem de determinada área abordada ou pela temática que o curso trata. Claro que todo curso é importante, agrega determinado valor, mas alguns são mais essenciais.
Uma matéria publicada na Revista VOCÊ S/A, Editora Abril, define bem esse assunto:

"Muitos profissionais planejam a carreira de acordo com suas afinidades. Desde o curso de graduação até as áreas em que se especializam dentro da empresa, passando pelas tarefas do dia a dia, é interessante perceber que as pessoas se dedicam mais ao que consideram fácil e prazeroso.  Não há nada de errado nesse comportamento, mas o preocupante é quando ele passa a definir todos os passos que um profissional dá na carreira.
Da mesma forma em que uma criança em idade escolar precisa estudar diferentes disciplinas como português, matemática e ciências, o profissional deve entender que há atividades e aprendizados necessários, mesmo sendo difíceis ou considerados “chatos”. Um exemplo simples é o inglês. Há quem alegue não gostar de estudar línguas, perdendo tempo e dinheiro investindo em outras atividades que não necessariamente seriam valorizadas em sua carreira.
Crescimento e desenvolvimento profissional requerem sacrifícios. Vale a pena tentar enxergar a longo prazo e entender que o aprendizado também vem dos momentos difíceis ou pouco prazerosos. Saber identificar que o que queremos é muitas vezes diferente do que precisamos pode ser decisivo para o sucesso na carreira."

Por isso, você que está começando seu curso agora ou já está graduado e inserido no mercado de trabalho, procure cursos que venham a valorizar sua carreira. Dessa forma você poderá aproveitar muito mais oportunidades.

Até mais!

A Autora

Fonte: Matéria publicada por Fernando Mantovani, para Você S/A online: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sua-carreira-sua-gestao/2014/02/12/o-que-voce-quer-x-o-que-voce-precisa/. Acesso em 16/02/2014.

Um comentário:

  1. Oi Rosaly, eu sou a Jakeline, estudante do curso de Secretariado Executivo na UFC, estive com voce na palestra de recepção dos caloros organizada pela Coord. Joelma e a Profª Conceição, fui uma das sorteadas que ganhou um livro, pronto acho que você ja se lembra de mim.
    Achei o texto acima muito instrutivo, tanto para os alunos como para os já atuantes secretários executivos, sei que o inglês faz parte da grade curricular do curso, mas pretendo fazer um curso de inglês paralelo a faculdade para complementar o meu conhecimento e estar bem preparada para atender a necessidade do mercado de trabalho.
    Quero agradecer a você pelas dicas e principalmente pela criação deste Blog, é muito importante para todos da área a divulgação que você tem feito sobre o curso e a carreira profissional do secretariado executivo.
    Muito Obrigada!!!!

    Jakeline Nunes

    ResponderExcluir