sábado, 15 de março de 2014

Editorial: Dicas para lidar com imprevistos e evitar crises nas pequenas e médias empresas

Muitos Secretários Executivos trabalham em pequenas e médias empresas. E, quando acontece algum imprevisto precisamos estar aptos a contribuir para a solução, para que não se torne uma crise que venha a afetar negativamente a empresa.
Abaixo seguem quatro importantes dicas que os profissionais Alessandro Saade, professor do curso em Empreendedorismo e Novos Negócios, da Business School São Paulo, e de Marcelo Aidar, coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) para quem trabalha em pequenas e médias empresas, concedidas a Camila Lam, para Exame.com:

"1. Invista em planilhas

Problemas nas áreas de finanças e vendas são comuns quando o empresário não tem dados que possam auxiliá-lo nas tomadas de decisão. Algumas planilhas são essenciais para quem deseja diminuir a exposição da empresa a riscos.
Uma solução a longo prazo é o próprio empreendedor investir em capacitação para uma gestão melhor das contas do negócio. “Existem cursos rápidos de negociação, de gestão financeira, de fluxo de caixa, entre outros”, conta Bonomo.

2. Não dependa só de um fornecedor

Imprevistos com fornecedores podem fazer com que o empreendedor não consiga atender os seus consumidores. Além de uma queda nas vendas, a imagem da empresa pode acabar arranhada se o produto ou serviço é de nicho, pois o estoque pode ficar zerado, por exemplo.
'Você tem que ter um plano B. Em casos emergenciais, contar a verdade é essencial e é preciso ser ágil na busca de outras soluções', explica Saade.

3. Foque nos seus pontos fortes

Normalmente, quando um concorrente é comprado por uma grande empresa ou um outro player começa a atuar no seu mercado muita coisa pode mudar. Para os empreendedores, é preciso fazer mudanças, mas sem tentar copiar o novo concorrente. 'Tem que focar nos seus valores para conseguir manter os clientes', afirma Saade.
Para Bonomo, chamar alguns clientes ou potenciais clientes para conversar e descobrir o que agrada é uma medida que não demanda muito tempo e recurso. 'É descobrir o que o público gosta e tentar chamar a atenção para isso', completa.

4. Evite a centralização de tarefas

Em uma pequena empresa todo funcionário é importante. Mas a saída de um profissional não pode fazer com que o empresário fique desesperado. 'É uma falha grave, é importante que todos os funcionários saibam mais de uma coisa, para que uma pessoa só não tenha todas as responsabilidades', ensina Saade.
Além disso, é importante avaliar quais são as estratégias de retenção da empresa. Para Aidar, isso é essencial para o comprometimento da equipe com o negócio."

Mas a dica mais importante é você saber quais são suas atribuições dentro da empresa pois, por mais que você queira ajudar, não pode fazer tudo sozinho. Mobilizar os demais colaboradores é muito importante para que você tenha uma equipe com quem possa contar. 

Até mais!

A Autora

Fonte: Camila Lam, para Exame .com
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-dicas-para-gerenciar-melhor-crises-na-sua-pequena-empresa?page=1 Acesso em 15/03/2014.

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