terça-feira, 22 de abril de 2014

Editorial: Produtividade X Horas trabalhadas: Como manter o equilíbrio? - Parte 02

Continuação da pesquisa publicada por Márcia Kedouk, para revista VOCÊ S/A, ed. Abril/2014:

"2. Crie um método

Outra questão fundamental é que todos nós temos um ritmo biológico, chamado de ciclo circadiano. Alguns produzem melhor pela manhã, outros à tarde ou à noite. Evidentemente, não dá para escolher em qual turno trabalhar, mas é possível planejar as tarefas mais difíceis ou complexas para o período em que você rende mais.E, nessas horas, é útil ter um método que o ajude a desligar os gatilhos da distração, como desativar mensagens de aviso que aparecem na tela do computador a cada e-mail que chega e fechar janelas do navegador de internet, principalmente as das redes sociais.
As estratégias encontradas por Fábio Serra, de 28 anos, gerente de tecnologia da DP6, empresa de marketing digital em São Paulo, fizeram com que ele reduzisse a jornada de 12 horas diárias para 8. Ele só lê e-mails duas vezes por dia — pela manhã e depois do almoço — e avisa colegas e clientes que as reuniões devem começar no horário, ser objetivas e durar no máximo meia hora.
Se elas estão marcadas no fim do expediente, precisam terminar antes das 17 horas, a tempo de ele pegar o ônibus fretado a caminho de Jundiaí, a 57 quilômetros da capital paulista, onde mora com a esposa. Para não correr o risco de perder mensagens importantes, Fábio usa filtros na caixa de correio para direcioná-las a uma pasta com nível de prioridade.
'O sistema está configurado para entender um e-mail interno e endereçado para várias pessoas como prioridade normal, já que mais gente verá e poderá dar andamento. Se é de um cliente externo e está direcionado apenas para mim, significa que depende da minha leitura para alguma providência — então, é urgente.Nesse caso, recebo um aviso no celular e posso entrar para ler.' Por incrível que pareça, o engenheiro de dados não se dá bem com aplicativos de produtividade.
'Já testei vários, mas prefiro usar a agenda e o calendário do smartphone integrados com o computador e compartilhados com a empresa.' Portanto, ser mais produtivo passa pela necessidade de prestar atenção nos fatores que causam desperdício de horas e comunicar regras. 'No começo, as pessoas estranham. Depois, se acostumam', afirma Fábio."

Continua na próxima atualização.

A Autora

Fonte: Márcia Kedouk, para revista VOCÊ S/A, ed. Abril/2014. 
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/190/noticias/trabalhe-menos-e-produza-mais?page=1   Acesso em 22/04/2014.

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