segunda-feira, 28 de abril de 2014

Editorial: Produtividade X Horas trabalhadas: Como manter o equilíbrio? - Parte 03

Continuação da pesquisa publicada por Márcia Kedouk, para revista VOCÊ S/A, ed. Abril/2014:

3. Saiba engajar


"A terceira estratégia é reunir profissionais em torno de uma causa comum. Dividir tarefas e garantir coesão entre o objetivo de cada um do grupo leva à conclusão mais rápida de um projeto. Chade-Meng, do Google, aproveitou 20% de seu tempo no trabalho para desenvolver o programa de treinamento na companhia de profissionais como o psicólogo Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional (1996) e Foco (2013), de quem é amigo, de um mestre zen-budista e de um cientista da Universidade Stanford.
'A produtividade é fruto de três coisas: criatividade para buscar soluções em situações difíceis e conseguir o engajamento das pessoas; coragem para enfrentar o medo de fazer e errar; e propósito, que mantém você focado em uma missão', diz Pedro, que abriu uma empresa, a +D Design com Propósito, para gerir esse e outros projetos na área social.

4. Reforce o seu desempenho

De fato, a educação explica parte da estagnação da produtividade brasileira. De 2000 a 2012, o PIB per capita subiu 29,4% — no mesmo período, a produtividade média do trabalhador, que é a relação entre o PIB e a população ocupada no país, subiu apenas 19%, aponta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
'Houve um breve período de crescimento de 2000 a 2008. Mas, como caiu muito nos anos 80, esse aumento posterior não foi suficiente para a recuperação', afirma Fernanda de Negri, diretora do Ipea. Na década de 80, a produtividade nos países desenvolvidos era 180% maior do que a brasileira.Hoje, é 300% maior. 'Fizemos uma pesquisa com 500 empresas brasileiras para que apontassem os obstáculos para o crescimento. Para 70% delas, a principal questão é a falta de qualificação da mão de obra', diz Fernanda. 'Mas não basta apenas ter uma formação.É preciso se especializar naquilo que o mercado necessita', afirma Diana Coutinho, diretora de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Não só porque profissionais bem preparados tendem a executar as tarefas com mais facilidade mas também porque costumam conquistar mais autonomia, fundamental para quem deseja ter controle sobre as horas dedicadas à empresa."

Continua na próxima atualização.

A Autora

Fonte: Márcia Kedouk, para revista VOCÊ S/A, ed. Abril/2014. 
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/190/noticias/trabalhe-menos-e-produza-mais?page=1   Acesso em 28/04/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário