sexta-feira, 2 de maio de 2014

Editorial: Produtividade X Horas trabalhadas: Como manter o equilíbrio? - Parte Final

Para finalizar a pesquisa sobre a produtividade no trabalho, trago-lhes uma entrevista com o engenheiro Chade-Meng Tan, do Google, que criou um programa de desenvolvimento profissional com base na meditação. Ele nos conta por que treinar a mente pode fazer você trabalhar menos e ser mais eficiente. A entrevista foi concedida à revista  VOCÊ S/A, ed. Abril/2014: 

"VOCÊ S/A - Por que seu treinamento faz sucesso até entre os pragmáticos?

Chade-Meng Tan - Primeiro, porque eu construí credibilidade no Google, já que fui um engenheiro bem-sucedido por muitos anos. Então, as pessoas pensam “Por que o Meng está ensinando esse troço?” e sentem curiosidade de ver. Depois que ganho a atenção delas, mostro a ciência por trás da prática.
Estudos comprovam que a meditação estimula a ínsula, região cerebral ligada ao desenvolvimento da autoconfiança, e ativa o córtex pré-frontal, responsável pela tomada de decisões e pelo pensamento estratégico. O pré-frontal também regula a amígdala, envolvida no controle da raiva e dos sentimentos de impotência.

VOCÊ S/A - Trabalhar menos e fazer mais é possível? 

Chade-Meng Tan - Sim, e vou dar um exemplo: depois de fazer o treinamento, Bill, um engenheiro aqui do Google, decidiu trabalhar apenas quatro dias por semana. Ele avisou toda a equipe, negociou com seus pares e, principalmente, estabeleceu prioridades. Não abria e-mails a toda hora, definiu horários e duração para reuniões e focou no que realmente era importante e dava resultado.

VOCÊ S/A - Além de ter mais tempo livre, ele foi promovido.

Chade-Meng Tan - E qual é o segredo para chegar a um resultado parecido, mesmo para quem não tem autonomia com os horários de trabalho? Parar de acreditar que o sucesso gera felicidade. É a felicidade que traz o sucesso, porque pessoas felizes são mais criativas e produtivas.

VOCÊ S/A - Então, qual é o segredo da felicidade? 

Chade-Meng Tan - Ter habilidade de aquietar a mente, para pensar com mais clareza e ser mais criativo, buscar o autoconhecimento, para saber que pontos precisa trabalhar, e contagiar positivamente os outros. Se as pessoas veem você feliz, também ficam bem. Com isso, vão querer estar por perto e retribuir esse sentimento."

Até a próxima! 

A Autora

Fonte: Márcia Kedouk, para revista VOCÊ S/A, ed. Abril/2014. 
http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/190/noticias/trabalhe-menos-e-produza-mais?page=1   Acesso em 02/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário