sábado, 24 de maio de 2014

Editorial: Dicas para evitar gafes no local de trabalho.

Em nossa rotina dentro da empresa nos deparamos com diversas situações e cometer "gafes" às vezes parece algo inevitável. Porém, seguem abaixo uma pesquisa poublicada no site Exame.com, Maio/2014, com algumas dicas para ficarmos mais atentos e evitar deslizes comuns do dia-a-dia: 

"Pode até parecer bobagem, mas cometer gafes no trabalho é algo que vai minando as relações com chefes e colegas e pode, sim, prejudicar a sua reputação profissional.
É o que afirma Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers. E isto faz sentido em um cenário em que as pessoas são contratadas por sua competência técnica e demitidas por suas deficiências comportamentais.De acordo com ela, quem segue algumas regras básicas evita grande parte das gafes. Veja quais são:

1. Observação do ambiente

Observar antes de agir é essencial para não ganhar fama de 'o chato do escritório'. Segundo Madalena, muitas gafes ocorrem por falta de atenção ao ambiente.Comentários, risadas e piadas fora de hora, interrupções desnecessárias, trocar nomes de colegas são, muitas vezes, resultado de pouca observação. Esteja atento.

2. Familiaridade com a cultura da empresa

Há lugares em que o acesso aos chefões é livre. Por outro lado, há empresas em que a hierarquia deve ser estritamente respeitada e ir direto à sala do diretor, sem antes falar com o gerente, pode ser uma atitude mal interpretada.
Existem empresas em que o dress code é totalmente informal. Mas existem organizações em que a roupa é bastante observada.
Estes são apenas dois aspectos variáveis de um ambiente a outro e que fazem parte da cultura das empresas. Para quem considera um mistério a cultura do seu local de trabalho, existem maneiras fáceis de descobri-la.

3. Comunicação objetiva

A habilidade de comunicação tem sido uma característica muito valorizada pelas empresas. E objetividade é essencial. Nada mais irritante do que profissionais que falam demais, que abusam de 'achismos'.
'É preciso saber se colocar e ter conhecimento do assunto antes de falar', diz Madalena. Ouça mais e espere ter certeza antes de falar.'Se a pessoa não tem conhecimento do assunto é melhor dizer que prefere pesquisa antes de falar', diz Madalena.

4. Cordialidade

Postura cordial é fundamental, sempre, segundo a especialista. Disposição para ajudar os colegas e atitude respeitosa evitam mais problemas de relacionamento do que você imagina. 'Educação vem em primeiro lugar', afirma Madalena.Trate colegas, subordinados, chefes e clientes como gostaria de ser tratado.
Postura corporal também deve receber atenção já que pode denunciar seus pensamentos. Por exemplo: ficar 'jogado' na cadeira e com o rosto apoiado pela mão durante uma reunião são claros sinais da falta de vontade de estar ali. E, provavelmente, quem está falando vai perceber isso."

Também é importante ficar atento à forma como atendemos o telefone, recebemos os visitantes na empresa e tratamos os demais funcionários. Claro que nem todos os dias estamos "bem" , mas não deixar que isso influencie na nossa rotina é essencial.

Até mais!

A Autora

Fonte: Artigo publicado por Camila Pati, para o site: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/quem-segue-estas-4-regras-simples-evita-gafes-no-trabalho . Acesso em 24/05/2014.

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