Em nossa rotina de trabalho, precisamos ficar atentos para detalhes corriqueiros que podem ser um diferencial importante, se bem trabalhado.Entre os detalhes da rotina, destaco hoje o "diálogo". Saber dialogar é algo muito importante e pode chegar a ser fator decisivo no momento de uma promoção dentro da empresa. Hoje trago para vocês um artigo publicado na revista Você S/A, sobre a importância do diálogo:
"No mundo corporativo supercompetitivo da atualidade, há muitas coisas triviais, como ter domínio técnico em alguma área e saber organizar e executar um plano de ação. Mas o velho "trivium" ainda ocupa seu espaço, mesmo que de forma ampliada. Atualmente, é trivial dominar mais de um idioma, é básico entender a lógica de um mundo múltiplo, plural e conectado, e é fundamental saber dialogar.
Talvez seja essa qualidade seja o maior diferencial, ainda que velado, de quem se destaca, considerando que, às outras, comumente se presta mais atenção. A simples prática do diálogo, da disposição para expor seu ponto de vista sem desmerecer o dos demais, é trivial ou deveria ser.
O problema do exercício do diálogo é que ele pressupõe ouvir o outro além de falar e, mais do que ouvir, respeitar, ponderar, compreender, aproveitar. E isso requer boa dose de disposição e humildade.
Empresas esperam resultados, jovens desejam construir carreira. Duas coisas que combinam perfeitamente, desde que se jogue limpo, ou seja, que haja sintonia, entendimento, parceria e... diálogo entre o jovem e a empresa. Ambos têm expectativas a ser contempladas. Simples assim. Verdadeiramente trivial. Ou não."
Pratiquemos o diálogo!
Até mais!
A Autora
Fonte: Trecho retirado do artigo de Eugênio Mussak, para revista Você S/A, Ed. Maio 2014: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/192/noticias/o-trivial-importante
Nenhum comentário:
Postar um comentário