domingo, 6 de julho de 2014

Editorial: O diálogo como fator decisivo na rotina de trabalho

Em nossa rotina de trabalho, precisamos ficar atentos para detalhes corriqueiros que podem ser um diferencial importante, se bem trabalhado.Entre os detalhes da rotina, destaco hoje o "diálogo". Saber dialogar é algo muito importante e pode chegar a ser fator decisivo no momento de uma promoção dentro da empresa. Hoje trago para vocês um artigo publicado na revista Você S/A, sobre a importância do diálogo: 

"No mundo corporativo supercompetitivo da atualidade, há muitas coisas triviais, como ter domínio técnico em alguma área e saber organizar e executar um plano de ação. Mas o velho "trivium" ainda ocupa seu espaço, mesmo que de forma ampliada. Atualmente, é trivial dominar mais de um idioma, é básico entender a lógica de um mundo múltiplo, plural e conectado, e é fundamental saber dialogar.
Talvez seja essa qualidade seja o maior diferencial, ainda que velado, de quem se destaca, considerando que, às outras, comumente se presta mais atenção. A simples prática do diálogo, da disposição para expor seu ponto de vista sem desmerecer o dos demais, é trivial ou deveria ser.
O problema do exercício do diálogo é que ele pressupõe ouvir o outro além de falar e, mais do que ouvir, respeitar, ponderar, compreender, aproveitar. E isso requer boa dose de disposição e humildade.
Empresas esperam resultados, jovens desejam construir carreira. Duas coisas que combinam perfeitamente, desde que se jogue limpo, ou seja, que haja sintonia, entendimento, parceria e... diálogo entre o jovem e a empresa. Ambos têm expectativas a ser contempladas. Simples assim. Verdadeiramente trivial. Ou não." 

Pratiquemos o diálogo! 

Até mais!

A Autora

Fonte: Trecho retirado do artigo de Eugênio Mussak, para revista Você S/A, Ed. Maio 2014: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/192/noticias/o-trivial-importante

Nenhum comentário:

Postar um comentário