Daqui a um mês completarei um ano de empresa e a reflexão que faço no editorial desse mês é: "Como manter-se no emprego, no primeiro ano de empresa?"
Faço essa reflexão pois o primeiro ano em uma empresa é decisivo: Existe a superação dos desafios pessoais, a necessidade de adaptar-se em uma nova cultura organizacional, a adaptação com as novas atividades inerentes à função, as novas atividades nunca antes realizadas...tudo deve ser levado em conta e é decisivo no primeiro ano em uma empresa.
Lembro-me do nervosismo inicial, o medo de não entregar resultados satisfatórios, embora você saiba que é um profissional qualificado para a função, existe a ansiedade do risco de não cumprir as metas estabelecidas pela empresa.
2015 está mostrando ser um ano em que a crise financeira (ou política, como alguns estudiosos definem) está agravando a situação de desemprego da sociedade, e isso faz com que manter-se no emprego atual seja um desafio a ser superado. As empresas que estão cortando custos terão que valorizar os profissionais mais bem preparados e que sabem trabalhar melhor, com eficiência. Ser um profissional com diferencial e proatividade é o que define se esse profissional fica ou não na empresa que está enxugando seu quadro de funcionários. E para o profissional em seu primeiro ano de empresa é crucial que seja visualizado pela gestão o seu potencial e eficiência, pois se a empresa não identifica no profissional a qualidade e capacidade de crescimento, não o mantém na sua folha de pagamento, e isso acontece principalmente nas médias e grandes organizações de lucro privado.
Bom, eu avalio meu primeiro ano de empresa como um ano de muito aprendizado, bom relacionamento interpessoal e bons resultados. Considerando que a empresa em que trabalho é uma multinacional, acredito que ainda tenho muito a aprender ainda!
O que digo para quem, assim como eu, está em seu primeiro ano é: Não desista diante das dificuldades em se adaptar à nova realidade e não deixe que o estresse rotineiro o impreça de seguir em frente. Procure se relacionar bem com os demais funcionários e, não importa o que aconteça, mantenha o foco nas suas atividades e na entrega do seu resultado, no alcance da sua meta. Você é a única pessoa que pode atrapalhar ou contribuir com o seu próprio crescimento.
E mais: Foco, Força e Fé!!!
A Autora
Nenhum comentário:
Postar um comentário