segunda-feira, 6 de julho de 2020

Editorial: O novo normal

Amigos leitores,

Estamos visualizando um novo cenário, que está sendo definido a cada semana, com os resultados divulgados pela Secretaria de Saúde.
É necessário cautela, atenção e responsabilidade, para que tudo possa dar certo.
Depois de 4 meses de Home Office começo a perceber que essa modalidade de trabalho será uma opção não só na empresa onde trabalho, mas também em muitas outras empresas. Eu tenho lido artigos que falam sobre incluir o Home Office como opção a mais na rotina das empresas, como essa matéria abaixo, do site Vagas.com:

"Encontrar uma vaga que incentive a sua produção – e não o controle de horas trabalhadas – é totalmente possível.
Mas, como nem tudo são flores, preciso dizer que existe um perfil específico para se dar bem nessa área.

Será que você tem esse perfil?

Você tem perfil para trabalho remoto?

Se você acha que é só ter um computador, internet e VOILÀ você pode trabalhar de casa, temos uma notícia meio chata: não é tão simples.
Muitos estudos indicam o aumento da produtividade quando você trabalha de casa, porém é necessário ter um perfil específico para isso.

No trabalho você tem uma organização (comportamental, principalmente) que ajuda na hora de cumprir regras, prazos e produção. 
Por mais que não seja a forma mais produtiva de trabalhar, essa organização nas empresas opera a base do comportamento de massa (eu trabalho, logo ela trabalha, logo todos nós trabalhamos, afinal aqui é um ambiente de trabalho).
Em casa você tem muitas distrações.

Talvez até muitas distrações e um cachorro.

O ponto é que é bem diferente do que seria uma empresa e é necessário que você tenha esse perfil para trabalhar remotamente.
Criamos um Quiz aqui na Know-How para ver quem tinha mais perfil para trabalhar de casa (apesar das horas de home office não terem aumentado rs) e deu tão certo que resolvemos abrir para todo mundo participar.

Enquanto você não faz o quiz, ou caso já tenha feito, vai uma dica: a coisa mais importante é a disciplina na hora de se organizar e produzir.
Se você esquece prazos, demora para entregar resultado ou até não tem muita capacidade de se autogerir, é bem provável que o home office te atrapalhe até.
Porém, se você tem todos esses atributos, então você vai se dar bem com o trabalho remoto, o que nos leva ao próximo ponto: as dicas para conseguir uma vaga de trabalho remoto!

Dicas para conseguir um emprego remoto (ou home office): 

Dica 1: Ter a infraestrutura é um ponto importante
Certifique-se que você tem internet o suficiente para navegar em uma velocidade razoável. O mesmo se aplica ao seu computador, certo?
Não adianta trabalhar de home produzindo vídeos, por exemplo, e não ter uma máquina que suporte a produção de 2 ou 3 vídeos grandes e pesados por dia. Isso só vai te atrasar (e pior, te estressar).


Dica 2: O trabalho remoto também exige um processo seletivo
Não ache que só porque o seu empregador não pode te ver frente a frente, ele não irá querer te conhecer ou entender se você tem o perfil para a vaga.
É claro que não existirá dinâmica de grupo, né! Mas é bem provável que existam testes de aptidão, técnicos e algumas entrevistas. 

Dica 3: Você precisa ter perfil e credibilidade profissional na internet
Não é qualquer empresa que irá te contratar, e para isso você precisa passar segurança para o RH.

Dica4: Você precisa ter uma hora para começar e uma hora para parar de trabalhar
A saúde mental é algo importante. Sempre falamos para os nosso leitores que é necessário priorizar a saúde mental acima de qualquer coisa na hora de procurar um emprego, estágio ou até mesmo trabalhar no dia a dia.

Por isso, já pense que procurar um trabalho remoto vai te forçar a ter uma organização onde você tenha uma hora para começar a trabalhar e outra para finalizar.

Caso contrário, você pode ficar preso no loop de dormir de dia e acordar a noite, ou até mesmo trabalhar mais horas do que necessário, o que acontece bastante pois você fica em casa e a hora passa rapidinho.

Organização é a palavra-chave na hora de pensar em trabalhar remotamente.

Claro que se você tiver determinado a trabalhar de home office, só testando que você conseguirá saber se é o seu perfil ou não.
Mas esperamos que o nosso quiz e as nossas dicas te ajudem a encontrar oportunidades de trabalho que sejam perfeitas para você."

Percebo que, no novo normal, quando todos puderem sair em segurança e tudo se estabilizar, acredito que essa modalidade estará fortalecida. Afinal, hoje, esse é nosso normal.

Até mais!

Fonte: Site Vagas.com: https://www.vagas.com.br/profissoes/home-office-saiba-como-trabalhar-bem-no-conforto-da-sua-casa/ Acesso em 06/07/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário