terça-feira, 2 de setembro de 2014

Editorial: Conhecimentos teóricos X Conhecimentos práticos

É muito importante para uma carreira profissional bem sucedida aliar os conhecimentos adquiridos na faculdade, e em cursos complementares, à experiência profissional. Uma pesquisa publicada em um dos Blogs apoiados pela revista Você S/A demonstra essa realidade presente no mercado de trabalho: 

"Uma pesquisa divulgada pelo Chronicle of Higher Education (CHE), site de notícias do mundo acadêmico voltado para professores e administradores universitários, mostra que os empregadores têm dado cada vez menos importância à origem do diploma do recém formado que busca uma vaga de emprego e às notas obtidas por ele durante o período em que esteve na universidade. Os empregadores priorizam, no recrutamento e seleção, informações relativas às experiências profissionais do jovem.

O gráfico abaixo, extraído da pesquisa do CHE, mostra que o estágio (local, duração e atividades) conta mais do que o nome da escola, as notas e as atividades extracurriculares realizadas pelo jovem durante a graduação. No estudo do CHE, outras experiências profissionais, obtidas durante a faculdade, até mesmo trabalhos voluntários, aparecem antes na preferência dos empregadores do que informações relativas à universidade e ao desempenho do jovem enquanto estudante.



A pesquisa do CHE foi realizada com 50.000 empregadores americanos de diversos setores da economia que haviam contratado jovens formados nos últimos seis meses. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2012 e compilados no ano passado. Os resultados foram publicados na última semana de agosto/2014. O que os empregadores americanos estão falando, via resultados da pesquisa, é o que a edição de abril de 2012 da VOCÊ S/A também apontava: experiências práticas no trabalho são melhores preditores de sucesso na carreira do que a formação acadêmica. Essa discussão é grande e por trás dela está o questionamento sobre a capacidade das escolas formarem seres pensantes para atuar no mercado."

Por isso, esse é um assunto muito discutido nos seminários e pesquisas nas faculdades: Os conhecimentos teóricos são importantes, mas a aplicação prática desses conhecimentos é indispensável para uma boa colocação no mercado! 

Até mais!

A Autora.

Fonte: Blog do José Eduardo Costa, para Você S/A: 
http://exame.abril.com.br/blogs/blog-da-voce-sa/2014/08/19/seu-diploma-vale-pouco/
Acesso em 02/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário